Eleições

Questionado por Bonner, Bolsonaro diz que respeitará o resultado das urnas

Bonner destacou que as eleições "são limpas, transparentes", que as urnas são auditáveis e questionou Bolsonaro sobre respeitar o resultado. O presidente inicialmente desconversou, mas assumiu o compromisso

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta segunda-feira (22/8), da primeira rodada de entrevistas do Jornal Nacional com os mais bem colocados postulantes ao Palácio do Planalto que disputam as eleições de outubro. A entrevista foi mediada pelo apresentador William Bonner e pela jornalista Renata Vasconcellos. O chefe do Executivo foi questionado se respeitará o resultado das urnas eletrônicas em outubro e levantou pontos antes de confirmar. 

Bonner perguntou ao presidente se ele gostaria de aproveitar a ocasião em rede nacional para "assumir compromisso eloquente de que respeitará o resultado das urnas, seja qual for".

Bolsonaro rebateu de modo indireto. "Seja qual for, eleições limpas e transparentes tem que ser respeitadas". O jornalista fez nova intervenção, destacando que as eleições "são limpas, transparentes", que as urnas são auditáveis e o questionou novamente sobre respeitar o resultado. E o presidente inicialmente desconversou, mas assumiu o compromisso.

"Serão respeitados os dados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes. Como você diz que eleições são auditáveis e em 2014 não aconteceu isso? Mas tudo bem. Vamos botar um ponto final nisso? Está resolvido. Ponto final. Vamos para outra pergunta, outro assunto. Vamos respeitar o resultado das urnas", pontuou, após insistência.

 

Série de entrevistas no Jornal Nacional

Bolsonaro foi o primeiro convidado da série de entrevistas promovida pelo telejornal com os presidenciáveis com melhor desempenho na pesquisa Datafolha de 28 de julho. A ordem das sabatinas foi estabelecida por meio de sorteio.

Depois de Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) será entrevistado na terça-feira (23/8); Lula (PT) na quinta (25/8), e Simone Tebet (MDB) na sexta (26/8). André Janones (Avante) seria o quinto candidato a participar da série, mas retirou a candidatura para apoiar Lula no primeiro turno.

 

Saiba Mais