Candidatos à Presidência da República se manifestaram nesta quinta-feira (11/8), nas redes sociais, a favor da democracia. As falas ocorrem em meio à leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito e atos a favor da democracia em todo o país.
"Defender a democracia é defender o direito a uma alimentação de qualidade, a um bom emprego, salário justo, acesso à saúde e educação. Aquilo que o povo brasileiro deveria ter", escreveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua conta no Twitter.
Saiba Mais
Ciro Gomes (PDT) afirmou que é signatário do manifesto pela democracia e incentivou seus apoiadores a assiná-la. "Um momento de união de diferentes segmentos contra os recorrentes ataques de [Jair] Bolsonaro aos nossos direitos, ao sistema eleitoral e ao próprio regime democrático", disse o ex-governador.
A senadora Simone Tebet (MDB), por sua vez, disse que "no dia do estudante, no histórico dia de 11 de agosto, a sociedade levanta sua voz em defesa da democracia. Assinei o manifesto. Tenham certeza do meu compromisso".
Sofia Manzano (PCB) convocou ontem seus apoiadores a participar dos atos desta quinta. "É importante que os movimentos sociais sigam firmes nas ruas pelo Fora Bolsonaro e seu intento golpista, além de reagirmos contra essa situação de barbárie em curso", disse a candidata.
O manifesto pela democracia lido hoje e apoiado pelos presidenciáveis já ultrapassou 950 mil assinaturas e é considerada como uma resposta aos ataques do presidente Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas.