Eleições 2022

Haddad lidera com 34% e Tarcísio e Garcia tem 14% em SP, diz pesquisa Quaest

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB) estão empatados. No entanto, 80% dos eleitores estão indecisos sobre quem votar para governo

Uma nova pesquisa Quaest, divulgada na madrugada desta quinta-feira (11/8), indicou que, se o primeiro turno fosse hoje, Fernando Haddad (PT) estaria na liderança para a disputa ao governo de São Paulo com 34% dos votos. Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Jair Bolsonaro (PL), e Rodrigo Garcia (PSDB) aparecem empatados no segundo lugar, com 14% dos votos.

A vantagem de Haddad se dá, principalmente, entre eleitores da faixa entre 16 e 24 anos (41%) e que completaram até o Ensino Fundamental (38%). Entre a parcela da população que ganha entre dois a cinco salários mínimos (35%), para as mulheres e os católicos (ambos com 36%) o índice também é alto.

Ainda que Haddad apresenta uma boa vantagem, o cenário ainda está aberto. Na pesquisa espontânea, onde o nome dos candidatos não é apresentado, 80% dos eleitores dizem ainda não ter escolhido um nome para assumir o Palácio dos Bandeirantes em 2023. 

Segundo turno

Haddad venceria o segundo turno contra Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia. Caso a disputa seja com o candidato de Bolsonaro, o petista teria 44% contra 31%. No cenário contra o candidato tucano, venceria de 41% contra 32%. Um cenário de segundo turno entre Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas apresenta empate dentro da margem de erro, com o candidato do PSDB com 29% contra 26% do nome do Republicanos. 

Senado Federal

Quando se analisa o cenário de disputa pela cadeira paulista no Senado Federal, Márcio França (PSB) tem 29% das intenções de voto frente ao ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações de Bolsonaro, Marcos Pontes (PL), com 12%, e a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) aparece com 10%. 

Saiba Mais