A executiva nacional do PT decidiu nesta sexta-feira (5/8) manter o apoio à candidatura de Marcelo Freixo ao governo do Rio de Janeiro. A decisão ocorreu no último dia para declaração de alianças e realização das convenções partidárias.
“A comissão executiva nacional do PT confirma o apoio à chapa Marcelo Freixo (PSB) para governador e André Ceciliano (PT) para senador no Rio de Janeiro. Com Lula e Alckmin vamos juntos reconstruir nosso Brasil”, declarou a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, em sua conta no Twitter.
A disputa no estado entre PT e PSB foi motivada pela vaga ao Senado Federal. O PT defende a candidatura de Ceciliano ao cargo, enquanto o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) insiste em concorrer à vaga. Molon sofre pressão de petistas e de ala do seu próprio partido para desistir do pleito. Ele anunciou uma coletiva de imprensa para logo mais, às 17h de hoje, falar sobre sua decisão em relação à candidatura.
A executiva nacional do PT se reuniu também ontem para deliberar sobre possível retirada de apoio aos socialistas no Rio de Janeiro, após resolução divulgada pelo diretório fluminense da sigla. A decisão, porém, foi adiada para hoje em meio a críticas de aliados e correligionários sobre o possível rompimento. Sem Freixo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia palanque importante em um dos maiores colégios eleitorais do país.