Após o anúncio, nesta quarta-feira (3/8), da adesão do Pros aos partidos da coligação formada para apoiar a candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, agora os petistas buscam somar o 1% de votos do candidato do Avante, André Janones (MG), para levar o presidenciável petista à vitória ainda no primeiro turno.
André Janones é aguardado para uma reunião com Lula às 15h desta quinta-feira (4/8), onde devem negociar o apoio.
O candidato do Pros enfrenta incertezas em relação ao futuro político após o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) pedir a cassação dos mandatos dele e de outros dois deputados federais do Avante, Luís Tibé e Greyce Elias, por fraude nas candidaturas femininas do partido no estado.
Na semana passada, o parlamentar já havia manifestado interesse em conversar com Lula sobre o tema. "Sim (estou disposto a retirar a candidatura para apoiar Lula). Se não, eu não iria conversar. Tenho total consciência do meu tamanho do ponto de vista eleitoral, que é micro: um ou dois pontos (nas pesquisas)”, disse.
Janones surpreendeu ao aparecer (MG) com 1% das intenções de votos. Nas redes sociais, ele foi o pré-candidato a registrar o segundo melhor desempenho, atrás apenas do presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar tem 8 milhões de seguidores no Facebook e 149 mil, no Twitter.