O diretor para as Américas da Consultoria Eurásia, Christopher Garman, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma chance de 65% de vencer as eleições em outubro. A informação foi dada durante evento focado em dados para os negócios, realizado pela Neoway e sua controladora a B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), Data Driven Business 2022, nesta terça-feira (30/8).
Segundo a projeção da consultoria, apesar de o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ter uma probabilidade de 35% de ser reeleito, a diferença entre os dois candidatos deve cair em função das melhoras no cenário econômico, em especial no emprego, além dos impactos das medidas de aumento dos benefícios sociais como o Auxílio Brasil. Ainda de acordo com os dados da consultoria, um candidato da terceira via teria menos de 5% de chance de chegar ao Planalto.
Saiba Mais
Governo petista
Para o analista, a campanha que deve reproduzir um discurso semelhante ao do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é Lula, que está focando no “Make Brazil great again” (faça o Brasil grande de novo). Mas ele aposta que, no final, a vitória do ex-presidente deve prevalecer.
De acordo com a consultoria, o governo Lula, caso eleito, deve enfrentar um “trilema”, já que tem entre os seus objetivos apresentar uma reforma tributária sem o aumento de impostos. Ao mesmo tempo, precisará realizar um aumento de gastos e realizar o atendimento das demandas sociais.
Christopher Garman explica que o potencial de um eventual governo petista enfrentar uma queda na taxa de popularidade ao longo do tempo é forte, e o sucesso da gestão deve depender muito dos cenários externo da economia.
* O repórter do Correio viajou para o evento em São Pauloa convite da Neoway e B3.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.