A candidata a deputada federal pelo estado de São Paulo Rosângela Moro (União) afirmou que a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “um ex-presidiário”, em um debate presidencial “envergonha o Brasil”. As informações são do jornal Folha de São Paulo, um dos organizadores do debate ao lado das TVs Band e Cultura, além do portal UOL.
"Deixa triste um ex-condenado estar concorrendo à presidência. Mas é uma tristeza não do tipo 'desejo mal pro ex-presidente condenado'. Mas envergonha o país", afirmou ela no hall de entrada do debate deste domingo.
Lula foi condenado na Operação Lava-Jato pelo marido de Rosângela, o ex-juiz e candidato ao Senado Federal pelo Paraná, Sergio Moro (União). Apesar dos comentários contra o ex-presidente, que teve as condenações anuladas pela Justiça, Rosângela, que foi ao debate em apoio à candidata Soraya Thronicke (União), disse não possuir inimizade contra Lula.
"Eu não guardo inimizade por nada nem ninguém. O caminho é o do debate", frisou.
Saiba Mais
Prisão de Lula
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado em primeira instância no dia 12 de julho de 2017, pelo ex-juiz Sergio Moro, mas a prisão só foi efetivada em 7 de abril de 2018, após condenação em segunda instância. O próprio Lula se entregou à Polícia Federal (PF) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo (SP). O petista ficou preso por 540 dias e foi solto na data de 8 de novembro de 2019, favorecido após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter derrubado a prisão de condenados após a segunda instância. Lula permaneceu preso por 580 dias.
Após a descoberta de vazamento de informações da Operação Lava-Jato, conhecida como "vaza-jato", o ex-presidente teve todas as condenações anuladas, e não possui pendências a Justiça.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.