Em cerimônia na manhã desta quinta-feira (25/8), o museu contemporâneo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu um símbolo considerado de extrema importância pelo grupo: a primeira e única espada entregue por um presidente da República no Brasil. O atributo é remetido no momento da conclusão do curso do oficial.
A espada foi recebida pelo general da reserva Carlos Alberto, em 2 de julho de 1970, pelas mãos de Emílio Garrastazu Médici, mais conhecido como General Médici, então presidente da República durante a ditadura militar. A ocasião foi marcada pela exclusividade, uma vez que nenhum outro presidente realizou tal feito até o momento. Por praxe, a conclusão de curso oficial das forças auxiliares (PM e CBM) é conduzida pelas autoridades do Estado. Os presidentes, normalmente, só participam das cerimônias nas Forças Armadas.
À época, a cobertura do evento com a presença do então chefe de Estado, General Médici, foi feita pelo Correio Braziliense, sendo capa do jornal em 3 de julho de 1970.
"Anos de Chumbo"
A formação em aspirante de Carlos Alberto, agora general da reserva aos 75 anos, também marcou a formatura da primeira turma de cadetes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Na academia, Alberto assumiu o cargo de comandante-geral.
Responsável pela espada por 52 anos, o general relembrou o período enfrentado no país, que estava sob o regime militar. “Naquela época, nós estávamos passando por um contexto diferente. Não era uma atrocidade, era uma fase difícil em termos políticos”, citou.
Emílio Garrastazu Médici foi o 28º presidente da República do Brasil e o terceiro eleito durante a ditadura. Ele governou o país entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. Seu governo foi marcado como um mais dos repressores da época, classificado como "Anos de Chumbo".
A sessão comemorativa contou com a presença de diversos oficiais do corpo militar, entre eles, os companheiros da primeira turma do Corpo de Bombeiros Militar do DF: Paulo José de Sousa e Luiz Carlos Serafim Filho. Também se fez presente o Comandante Geral Alan Alexandre Araújo.
A unidade da CBMDF foi inaugurada em 28 de março de 1967, e funcionou inicialmente como Quartel Central provisório, onde trabalharam os primeiros bombeiros vindos do Rio de Janeiro. Os generais do quadro da reserva participaram da instalação da nova casa no distrito.
Saiba Mais
- Política Repasses de recursos para campanha de Daniel Silveira são suspensos
- Política Ao lado de Bolsonaro, comandante do Exército fala em "notícias infundadas"
- Política Empresários emitem nota contra operação autorizada por Alexandre Moraes
- Política TSE proíbe eleitor de levar celular, mesmo desligado, para cabine de votação
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.