ELEIÇÕES 2022

Internautas reagem à entrevista de Ciro Gomes no JN; veja os memes

A sabatina foi assunto mais comentado da internet e gerou elogios à postura do presidenciável durante o ao vivo

Aline Brito
postado em 23/08/2022 22:40 / atualizado em 23/08/2022 22:42
A postura e argumentação do pedetista renderam elogios nas redes sociais. No entanto, alguns eleitores chamaram as propostas de Ciro de
A postura e argumentação do pedetista renderam elogios nas redes sociais. No entanto, alguns eleitores chamaram as propostas de Ciro de "utópicas". - (crédito: Reprodução/Rede Globo)

A entrevista do candidato à presidência da República Ciro Gomes ao Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta terça-feira (23/8) repercutiu nas redes sociais e teve um saldo positivo para o pedetista. A sabatina foi o assunto mais comentado no Twitter, onde ficou em primeiro lugar nos trending topics.

Ciro é o segundo participante da série de entrevistas realizadas pelo telejornal global com os quatro candidatos à presidência mais bem colocados nas pesquisas. Durante a sabatina, conduzida pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos, o presidenciável debateu propostas para o Brasil e alguns tópicos do plano de governo. As ideias do candidato foram elogiadas por alguns internautas. 

“Ciro Gomes segue apresentando vários projetos para o Brasil na entrevista para o JN. Como esse cara não ganha UMA chance? Não dá pra entender porque ficamos entre os mesmos lados A ou B”, comentou, no Twitter, um usuário identificado como Willderley.

A postura de Ciro também foi alvo de elogios, usuários do Twitter comentaram sobre a serenidade e simpatia do candidato. Mesmo eleitores que não pretendem votar no presidenciável, falaram sobre a desenvoltura do sabatinado. “Não vou votar no Ciro, mas é inegável a oratória e a eloquência dele. Um cara de raciocínio extremamente rápido para dar uma resposta”, opinou o twitteiro Anderson.

A polarização também foi debatida nas redes durante a entrevista de Ciro ao JN. Usuários do Twitter levantaram a bandeira do candidato do PDT como uma alternativa viável para fugir do extremo Lula-Bolsonaro. “Impressão que tenho é que não querem dar chance para Ciro Gomes ser presidente porque o projeto dele parece bom demais pra ser verdade. Brasileiro não está acostumado com isso pois nunca aconteceu. Melhor o mais do mesmo, né”, disse um perfil chamado Tosho.

Diferença entre Ciro e Bolsonaro

Outro tópico destacado pelos internautas foi a diferença de postura entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o primeiro entrevistado pelo JN, na segunda-feira (23/8). De acordo com opiniões publicadas na rede social do passarinho, Ciro conseguiu dialogar melhor e mostrar o que quer para o país. “A diferença de postura do Ciro na entrevista é totalmente diferente do Bolsonaro! É impressionante a elegância, educação e serenidade na hora de debater”, destacou Ismael David, candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Apoiadores do candidato também aproveitaram para declarar seus votos. “Meu voto no primeiro turno é dele. Ciro Gomes acabou de dar um show no Jornal Nacional. O preparo intelectual e conhecimento profundo dos problemas brasileiros é impressionante, tendo propostas concretas para tudo”, comentou um eleitor.

Propostas utópicas na visão dos opositores

Críticas também não faltaram nas redes sociais durante a entrevista de Ciro ao principal telejornal da Rede Globo. Opositores usaram o Twitter para gerar memes e apontar que as propostas do pedetista são utópicas.

A jornalista Carolina Brígido, colunista do Portal UOL, foi outra que opinou sobre as falas de Ciro. Segundo ela, os temas abordados pelo candidato não são de fácil entendimento para os eleitores. "Ciro fala bonito, mas fala de temas áridos. Me pergunto quantos brasileiros compreendem essa fala. Será que são mais do que os 7% que dizem votar nele?", questionou. 

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro também criticaram a diferença de postura por parte de William e Renata. De acordo com eles, os entrevistadores agiram com menos hostilidade durante a entrevista com Ciro. “Parece que Bonner esqueceu a arrogância e o deboche, mas não esqueceu o Bolsonaro. Até nas perguntas “amistosas” pro Ciro Gomes, ele aproveita para fazer propaganda negativa e falar inverdades do governo Bolsonaro sobre o auxílio”, opinou Fábio Faria, ministro das Comunicações de Bolsonaro. 

Veja alguns memes:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação