O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um simulador de votação na urna eletrônica. Por meio do site do órgão, o eleitor pode treinar a sequência de votação que será adotada nas eleições de outubro.
Antes de iniciar a simulação, o eleitor deve escolher a votação de primeiro ou segundo turno. Em seguida, aparecerá a tela com o cargo em disputa e os partidos que participam do pleito virtual. Ao clicar nas agremiações, os nomes e os números dos candidatos fictícios vão aparecer. Basta fazer a escolha, digitar o número correspondente na urna e confirmar.
O primeiro cargo que deve ser preenchido na simulação é de deputado federal. Em seguida, os candidatos a deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
O simulador foi implantado nas eleições de 2014. Segundo o TSE, a ferramenta ajuda o eleitor a se familiarizar com a urna e pode reduzir o tempo e a fila de votação nas seções eleitorais.
Saiba Mais
- Esportes Figurinha rara de Neymar do Álbum da Copa é vendida por R$ 9 mil
- Diversão e Arte Com câncer de intestino, Simony passa por novo ciclo de quimioterapia
- Economia Municípios apoiam ação contra piso nacional da enfermagem
- Cidades DF No DF, Lula vence todos os candidatos no 2° turno; Bolsonaro, só Tebet
- Política 'Quem não votou na última eleição pode votar nesta?': as respostas para essa e outras perguntas mais buscadas
- Política Ciro no Jornal Nacional em 2018 sobre Lula: 'Maior líder popular do país'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.