Os candidatos a deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcos Palermo (MDB-SP) protagonizaram uma discussão sobre promessas do filho do presidente sobre uma ambulância que teria sido prometida por ele ao município de São Carlos, cidade em que Palermo foi secretário de Saúde em 2021. Ao ser cobrado pelo recurso, Eduardo xingou Palermo. O momento ocorreu na manhã desta segunda-feira (22/8), no centro de São Carlos, e foi registrado em vídeo, que viralizou nas redes sociais.
No vídeo, é possível ver Eduardo em uma avenida pública, rodeado por algumas pessoas. Marcos Palermo está fora da rodinha e fala com o parlamentar. “Eu vou embora, porque eu tenho que ir trabalhar. Mas ó, muito obrigada pelos 10 mil votos”, é possível ouvir Palermo falar em referência ao número de eleitores que votaram no candidato no município. Ele é interrompido por Eduardo. “Vai tomar no seu c*, filho da p*”, esbraveja o filho do presidente.
“Esse é o deputado”, rebate Palermo. “E a ambulância, o senhor trouxe?”, acrescenta o ex-secretário. Eduardo diz que ele não tá cobrando ambulância e sim “querendo lacrar com videozinho em cima de mim”.
Um homem, que aparenta ser um segurança, começa a afastar Marcos, que pede para não ser empurrado. “Não põe a mão em mim e não empurra, sou autoridade aqui”, diz. “Eu vou publicar todo o vídeo do senhor, tá gravado o que você tá falando”, avisa.
Em seguida, uma mulher que estava na roda chega perto dele e fala algo inaudível no vídeo. “Ele prometeu ambulância para mim e não trouxe. Eu estou sem ambulância no SAMU. Tem gente morrendo porque não tem ambulância”, esbraveja para a mulher. Em seguida ele fala para ela que “não tem nada com o pai dele”.
Em outro vídeo, que parece ser anterior a discussão que viralizou nas redes, Palermo aparece ao lado de Eduardo, se apresenta como ex-secretário e fala que em junho de 2021, o parlamentar federal gravou um vídeo em que dizia que enviaria uma ambulância para o município. “Eu quero ver o vídeo”, diz Eduardo.
Nesse momento, em outro vídeo mostra que um segurança de Eduardo se aproxima e em seguida o celular de Palermo cai. Ele afirma que foi o segurança que o deixou cair ao tentar tirar o celular da mão dele. Palermo se afasta e depois tenta mostrar o vídeo, sem sucesso. Em seguida, acontece a discussão.
Saiba Mais
Em vídeo de 2021, Eduardo aparece se comprometendo em “levar adiante” pedido de ambulância
O vídeo feito por Eduardo Bolsonaro e enviado à Secretaria de Saúde de São Carlos, feito em junho do ano passado segundo Palermo, mostra o parlamentar em pé, com um documento em mãos que ele afirma ser um pedido dos trabalhadores de saúde de São Carlos. “Especialmente aqui pessoal que trabalha no SAMU, acabei de receber o pedido de vocês através de mãos ilustres aqui em Brasília”, inicia
Em seguida, ele afirma que se compromete em levar adiante o pedido, que é de uma ambulância. “O meu comprometimento em levar adiante esse pedido de uma ambulância para renovar a frota de vocês, minimamente, é que atendem mais de 200 mil pessoas na região, com certeza muito mais que isso”, diz.
Eduardo Bolsonaro diz que encaminhará, primeiro, um pedido pelo Ministério da Saúde, mas que também pode utilizar “créditos extras” para garantir a aquisição. “Ou na pior das hipóteses, no final do ano, através das nossas emendas parlamentares, farei a destinação a vocês. Quero resolver da maneira mais célere possível, nem sempre as coisas andam no tempo em que gostaríamos, mas a gente vai dar uma prioridade”, promete. Veja:
O Correio tentou entrar em contato com os dois candidatos, mas não obteve resposta até o fim desta matéria. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.
Saiba Mais
- Cidades DF Acumulada, Mega-Sena sorteia R$ 14 milhões nesta quarta-feira
- Política Youtuber que chamou Bolsonaro de 'tchutchuca do Centrão' entra para o MBL
- Ensino superior UnB divulga resultado do Acesso Enem; 2.094 são aprovados na seleção
- Ciência e Saúde Consumo de adoçantes pode afetar a flora intestinal, aponta estudo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.