Eleições 2022

Bolsonaro recua nos ataques às urnas e diz que respeitará o resultado

Candidato à reeleição tem o costume de atacar as urnas eletrônicas com a tese de que há uma espécie de complô contra ele

Raphael Felice
postado em 20/08/2022 18:06
 (crédito: DOUGLAS MAGNO / AFP)
(crédito: DOUGLAS MAGNO / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recuou nos ataques recentes ao sistema eleitoral brasileiro e afirmou que vai respeitar o resultado das urnas caso não seja reeleito. A declaração foi registrada em um vídeo publicado nas redes sociais, no qual o presidente acenou por cerca de uma hora para apoiadores que passavam em uma motociata na Rodovia Presidente Dutra - que liga Rio de Janeiro a São Paulo -, na altura do município de Resende (RJ).

Após centenas de motos passarem, o mandatário seguiu às margens da via para acenar para motoristas e caminhoneiros. "Passaram mil motos em apoio a gente. Ficamos muito felizes com essa manifestação espontânea por parte da população [motociata]. A gente está nessa empreitada buscando a reeleição, se esse for o entendimento. Caso contrário, a gente respeita. Nossa democracia, nossa liberdade acima de tudo", disse o chefe do poder Executivo. Bolsonaro costuma atacar as urnas eletrônicas levantando dúvidas sobre a confiabilidade do sistema, mesmo sem a existência concreta de alguma evidência de fraude ou falha no sistema.

Bolsonaro foi à Resende para participar da formatura dos oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Formado na Aman, o presidente participou de diversas cerimônias da academia militar ao longo do seu mandato.

Bolsonaro estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além dos ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Luiz Eduardo Ramos, do ex-ministro da Saúde e candidato a deputado federal Eduardo Pazuello, do assessor especial, Vicente Santini, do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet e do atual vice-presidente, Hamilton Mourão.

A motociata em apoio a Bolsonaro partiu do município fluminense de Barra Mansa. Desta vez, Bolsonaro não participou pilotando uma moto, como costuma fazer.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação