O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizou nesta sexta-feira (19/08) sorteio que definiu a distribuição dos horários reservados à propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e de televisão visando às eleições de outubro de 2022. Na disputa ao Governo de Minas, Kalil (PSD) vai estrear na distribuição em rede e será o nome com maior tempo de exposição.
A propaganda, que será veiculada a partir de 26 de agosto, é dividida em dois tipos: em rede, de segunda-feira a sábado, com dois blocos de 25 minutos; e em inserções, com 70 minutos todos os dias divididos em partes iguais de 30 segundos.
Na distribuição em rede, Kalil será o primeiro a aparecer no dia 26, com tempo de 3 minutos e 19 segundos. Zema (Novo), governador que tenta reeleição, vai sucedê-lo, com 2 minutos e 55 segundos - 24 segundos a menos que o pessedista, tido como principal rival. Marcus Pestana (PSDB), com 1 minuto e 41 segundos, será o próximo.
Lorene Figueiredo (Psol), com breve aparição de 27 segundos, apresenta-se antes de Carlos Viana (PL), com 1 minuto e 36 segundos, fechar o programa. Os candidatos passarão por rodízio dessa ordem após o primeiro dia.
Já na propaganda em inserções, Kalil terá direito a 327 inserções no período de 35 dias de exibição do programa, com tempo diário de 4 minutos e 39 segundos e tempo total de 2 horas, 43 minutos e 8 segundos. Zema vai ter 286 inserções, com tempo diário de 4 minutos e 5 segundos e tempo total de duas horas, 22 minutos e 59 segundos.
O próximo da lista conforme sorteio é Pestana, que terá 165 inserções, com 2 minutos e 21 segundos de tempo diário e 1 hora, 22 minutos e 33 segundos total. Figueiredo contará com 44 inserções, um tempo diário de 37 segundos e tempo total de 22 minutos. Já Viana terá 158 inserções, 2 minutos e 15 segundos de tempo diário e 1 hora, 19 minutos e 11 segundos de tempo total.
Saiba Mais
Horários da propaganda eleitoral no rádio e na TV
Para disputa ao Governo de Minas, a propaganda em rede será realizada de 7h15 às 7h25 e de 12h15 às 12h25 nas rádios. Já na televisão, o programa será exibido de 13h15 às 13h25 e de 20h45 às 20h55. Elas serão exibidas somente às segundas, quartas e sextas-feiras.
Já as inserções acontecem todos os dias em rádio e TV, com 70 minutos por dia e 14 minutos por cargo. Elas acontecem de 5h à meia-noite, divididas em 46 ou 47 inserções.
Eleições 2022
Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) também correm pela cadeira de governador. Contudo, os candidatos não têm direito a tempo de propaganda em televisão e rádio por conta da legislação eleitoral.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
Saiba Mais
- Política "Suicídio", diz Toffoli sobre empresários que defenderam golpe no país
- Política Bolsonaro no Jornal Nacional: a entrevista do então candidato em 2018
- Cidades DF Homem que matou namorada de 21 anos com mais de 20 facadas é preso
- Política Tebet fala sobre retomada da economia: "Nossa obsessão é emprego"
- Política Roger zomba de apoiador de Lula e jovem responde: 'Fome não é ideologia'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.