Eleições 2022

Pacheco reafirma confiança no sistema eleitoral e pede respeito ao Judiciário

Em evento nesta sexta-feira (19/8), o senador falou sobre fake news e os processos democráticos brasileiros, e assegurou sua confiança na maturidade da democracia

Taísa Medeiros
postado em 19/08/2022 17:14
 (crédito: Iara Morselli/Divulgação)
(crédito: Iara Morselli/Divulgação)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reafirmou, nesta sexta-feira (19/8), sua confiança na Justiça Eleitoral para garantir equilíbrio, transparência e imparcialidade nas eleições. A fala foi feita no seminário "O Equílibrio dos Poderes", promovido pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo. Além de Pacheco, o evento contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Pacheco ressaltou acreditar na maturidade da democracia brasileira. “O que cabe a esses dois Poderes — Executivo e Legislativo — é confiar e respeitar o Poder Judiciário, que cuida das eleições, que cuida do processo eleitoral, que fará as eleições através de urnas eletrônicas, que até bem pouco tempo era motivo de orgulho nacional”, disse.

O senador voltou a assegurar também que o Congresso Nacional dará posse ao presidente escolhido pela maioria da população. “Uma vez se estabelecendo a vontade do povo através das urnas eletrônicas, escolhendo seus representantes, seja quem for (...), o papel do Legislativo será de garantir à sociedade brasileira e ao Brasil que no dia 1º de janeiro de 2023 será dada posse ao eleito pela vontade popular”, frisou.

Fake news

Em sua fala, Pacheco ainda manifestou preocupação com a confiabilidade das informações que circulam nas redes sociais. O senador defendeu que tanto o governo quanto o Legislativo devem apresentar iniciativas para reduzir a propagação de fake news.

“É preciso se ter uma disciplina legal também em torno disso. E o papel do Judiciário também é de ter a firmeza necessária nos conflitos havidos em torno desse tema em fazer cumprir a legislação que, porventura, seja concebida no Brasil”, destacou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação