Como parte das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, o coração de Dom Pedro I chegará ao país na próxima segunda-feira (22/8), vindo de Portugal, transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em uma aeronave VC-99. O pouso está previsto para as 9h30 na Base Aérea.
Já na terça-feira (23), às 17h, o presidente Jair Bolsonaro (PL) recepcionará a relíquia em uma solenidade no Palácio do Planalto. O órgão totalmente preservado é do então príncipe que declarou a libertação do país de Portugal.
Vídeo mostra coração do imperador Dom Pedro I preservado em formol
— Correio Braziliense (@correio) May 10, 2022
Há intenções por parte do governo brasileiro de pegar o coração emprestado para a comemoração dos 200 anos da independência do Brasil pic.twitter.com/mt7AWsmGqP
Após a solenidade, haverá ainda uma cerimônia de apresentação da relíquia ao corpo diplomático, no Palácio Itamaraty, informou a Presidência da República. É a primeira vez, em 187 anos, que o coração de D. Pedro I deixa a cidade do Porto para uma solenidade no Brasil. A relíquia ficará exposta por 20 dias em terras brasileiras, com visitação pública, no Palácio do Itamaraty, de 23 de agosto a 8 de setembro.
Conforme informou anteriormente o Correio, foi preciso um amplo processo de convencimento para que a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, guardiã do órgão, e, depois, a Assembleia Municipal do Porto aprovassem o deslocamento do coração real.
Saiba Mais
- Política Youtuber de polêmica sobre Centrão com Bolsonaro queria se candidatar
- Política Posse de Moraes mostrou maturidade do sistema brasileiro, diz Ciro Nogueira
- Política Justiça determina que Zema publique direito de resposta a Pimentel
- Política Jungmann: 'Golpe militar está fora do radar das Forças Armadas'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.