A quantidade de policiais e outros agentes de segurança que realizaram suas candidaturas para as eleições de 2022 aumentou 27% em comparação às de 2018, conforme relatório divulgado nesta terça-feira (16/8) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, 1.866 candidatos policiais pleiteiam vagas na política — a maioria para cargos no Legislativo. Em 2018, 1.469 profissionais da área se candidataram. Apenas pelo estado do Rio de Janeiro, 251 policiais são candidatos. Dentre os mais de 1,8 mil candidatos, 188 se declararam policiais civis ou federais e 807, policiais militares.
Entre as candidaturas, 94,2% são vinculadas a partidos de direita. O partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL, conta com 232 candidatos vinculados às forças de segurança.
Saiba Mais
- Política Eleições 2022: por que quem ganha em Minas Gerais ganha no Brasil?
- Política Após pedido da Defesa, TSE amplia número de militares para fiscalizar urnas
- Política Com panfletagem em fábrica, Léo Péricles inicia campanha à Presidência
- Política Deputado acusado de forjar o próprio atentado se torna réu no STF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.