
A campanha eleitoral de 2022 teve início nesta terça-feira (16/8). Dados atualizados nesta tarde pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que um total de 28.288 pedidos de registros de candidatura foram feitos e 28.094 já estão cadastradas; 159 foram consideradas aptas; e 35, inaptas.
O prazo para que os partidos políticos, federações e coligações partidárias solicitassem o registro junto à Justiça Eleitoral para as eleições de 2022 encerrou-se na segunda-feira (15/8). O Correio preparou um balanço com o perfil dessas candidaturas, com recortes de gênero, raça ou cor, idade, grau de instrução e ocupação. Confira abaixo.
Recorde de mulheres na corrida eleitoral
O número de mulheres que tiveram suas candidaturas registradas junto à Justiça Eleitoral neste ano é de 9.415, o que representa 33,28% do total de políticos elegíveis. Um recorde em comparação às últimas três eleições, apesar de a quantidade de homens continuar a somar cerca de dois terços de todas as candidaturas, com 66,69%.
Negros são maioria pela primeira vez
Pela primeira vez, os negros serão maioria no pleito de outubro, com 49,57% dos candidatos. Entre eles, cerca de 10 mil se autodeclaram pardos (35,65%) e 3.937 se consideram pretos (13,92%). Os brancos, por sua vez, são mais de 13 mil, o que representa 48,86% daqueles que tiveram sua candidatura registrada.
Saiba Mais
-
Política Braga Netto fala sobre papel de vice: "Ficar quieto e não atrapalhar"
-
Política Bolsonaro sobre 7 de Setembro: "Será tudo concentrado em Brasília"
-
Política Confira os nove candidatos que concorrem ao cargo de governador de Goiás
-
Política Eleições 2022: por que quem ganha em Minas Gerais ganha no Brasil?
-
Política Após pedido da Defesa, TSE amplia número de militares para fiscalizar urnas
-
Política Com panfletagem em fábrica, Léo Péricles inicia campanha à Presidência
-
Política Deputado acusado de forjar o próprio atentado se torna réu no STF
Maioria dos candidatos tem entre 45 e 49 anos
Em relação à idade, a maioria dos candidatos, cerca de 4,6 mil, têm entre 45 a 49 anos. Seguido por aqueles que têm entre 40 a 44 anos e entre 50 a 54 anos. Quando analisada a pirâmide etária, os homens entre 45 a 49 anos e mulheres entre 40 a 44 anos são a maioria.
Apenas uma candidata, a indígena concorrente ao cargo de deputada estadual Pamela Mendes, do Partido Mobilização Nacional (PMN), tem 18 anos. Ela é a mais jovem candidata da corrida eleitoral. O mais idoso, Jose Ribamar Cutrim Gomes (PRTB-RJ), candidato a deputado federal, registrou ter 95 anos no TSE.
Grau de instrução
A maior parte dos candidatos chegou a concluir o ensino superior (55,03%), e 2.628 (9,29%) tem o superior incompleto. Além disso, 7.167, isto é, 25,34%, têm o ensino médio completo. Apenas 214 concorrentes ao pleito de 2022 afirmaram que seu grau de instrução se resume a ler e a escrever.
*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer
Saiba Mais
-
Economia Litro de leite fica 14% mais caro que o da gasolina em São Paulo
-
Cidades DF Ceub oferece acompanhamento psicológico de baixo custo à comunidade
-
Educação básica Crianças prodígios encontram asteroides e ganham certificados da NASA
-
Política Ciro Gomes e Tebet acompanham posse de Moraes como presidente do TSE
-
Ensino superior Faculdade Senac-DF oferece cursos de pós-graduação com descontos de 41%
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.