Das seis unidades da federação pesquisadas pelo Ipec, o Distrito Federal é a única em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o primeiro turno da corrida ao Planalto, passando para o segundo turno à frente de Lula (PT). No DF, o presidente tem 40% das intenções de voto enquanto o ex-presidente Lula tem 32%, segundo levantamento divulgado na noite desta segunda-feira (15/8).
O melhor desempenho de Lula é em Pernambuco onde ele desponta com 63% das intenções de voto. No estado, Bolsonaro aparece com 22%.
Outros estados
Em São Paulo, Lula lidera com 43% das intenções de votos e Bolsonaro tem 31%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% e Simone Tebet (MDB) com 3%. Já a pesquisa, Modalmais/Futur, divulgada nesta terça (16/8), aponta que, no estado, Bolsonaro tem 39,3% da preferência contra 34,7%, de Lula.
O cenário em Minas Gerais é parecido. Lula tem 42%, Bolsonaro 29%, Ciro Gomes, 5%, e Simone Tebet, 2%.
No Rio de Janeiro, estado de origem de Bolsonaro, Lula tem 41% e Bolsonaro, 37%. Apesar de o petista estar na frente, os dois empatam na margem de erro. Ciro tem 5% e Tebet, 2%. No Rio Grande do Sul, Lula aparece com 40%, seguido por Bolsonaro (35%), Ciro (7%) e Tebet (2%).
No cenário nacional, se as eleições fossem hoje, a pesquisa aponta que Lula terminaria o primeiro turno com 44% e Bolsonaro ficaria com 32%. Ciro, teria 6% dos votos e Tebet, 2%.
A pesquisa foi realizada com 2 mil eleitores entre sexta-feira (12/8) e domingo (14/8). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais e para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo número BR-03980/2022.
Saiba Mais
- Política Ciro planeja taxar fortunas: "Brasil é um paraíso fiscal dos super-ricos"
- Política Eleições: 33 candidatos usam nome de Bolsonaro nas urnas e nove o de Lula
- Política Conheça os 11 candidatos à Presidência; campanha começa hoje (16/8)
- Política Aprovação ao governo Bolsonaro cresce, mas Lula mantém liderança: veja quatro dados da pesquisa Ipec
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.