O pré-candidato a deputado estadual pelo Mato Grosso Luciano Gomes de Oliveira, do partido Democracia Cristã (DC), registrou sua candidatura no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e usou, como foto de urna, uma fotografia do ex-BBB Gil do Vigor. O erro veio à tona na sexta-feira (12/8).
Logo após o registro da candidatura, Gil do Vigor utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso. O economista, que no momento está nos Estados Unidos, cursando pós-doutorado, demonstrou indignação com a utilização da foto e disse que irá processar o pré-candidato. “Agora que deu, o processo vem ai”, garantiu. “Querem fazer seus corre? Problema é de vocês, mas se garantam. Que raiva!”, declarou o ex-BBB.
O partido Democracia Cristã declarou que o registro da foto de Gil como de urna foi um erro de uma empresa terceirizada, contratada para fazer o registro da campanha e garantir a qualidade da foto. O DC ainda afirmou que a troca da foto foi solicitada de imediato.
Para Gil, a justificativa do partido não é aceitável. O ex-BBB falou, por meio dos stories do Instagram, que não autoriza o uso da imagem dele por partidos e candidatos que ele não apoia. Gil é declaradamente de esquerda e apoiador do ex-presidente e pré-candidato Lula, sendo, inclusive, um dos convidados que compareceu ao casamento do presidenciável com a socióloga Rosângela, a Janja. Já Luciano Gomes de Oliveira é um candidato com ideais defendidos pela direita. “Ano eleitoral é sempre muito importante e eu, como muitas outras pessoas, levo muito a sério”, ressaltou Gil.
“Independentemente de quem tenha sido o erro, isso é grave. Quero que fique bem claro aqui que não autorizo o uso da minha imagem a candidato nenhum que eu não apoie. Algo sério como isso não deve ser banalizado para ganhar atenção em cima, existem consequências para ações assim”, concluiu Gil do Vigor.
Registro atualizado
Neste sábado (13/8) o registro da candidatura de Luciano foi atualizado. O erro na foto de urna foi corrigido e, agora, consta uma fotografia do candidato.
Saiba Mais
- Política Lula promete continuidade de auxílio de R$ 600 caso seja eleito
- Política Bolsonaro: Não falei com Trump; tenho informações privilegiadas
- Política Bolsonaro diz que críticas a política ambiental são por disputas comerciais
- Política Em entrevista a podcast, Bolsonaro diz que rachadinha é 'meio comum'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.