Eleições 2022

Mourão chama de "erro de preenchimento" mudança de indígena para branco no TSE

Vice-presidente da República concorre a um cargo no Senado Federal pelo Rio Grande do Sul

Ingrid Soares
postado em 11/08/2022 12:44 / atualizado em 11/08/2022 12:44
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos) alegou nesta quinta-feira (11/8) que a mudança de raça de “indígena” para “branco” nos registros de candidatura dele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi um "erro de preenchimento".

Em 2018, ao concorrer à vice-Presidência, o general se autodeclarou “indígena”. Já ao registrar a ficha de candidatura como senador pelo Rio Grande do Sul neste ano, Mourão se declarou branco e ainda deixou de usar o "general" no nome.

"Sou descendente de índios, sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático", manifestou Mourão por meio do Twitter.

O vice-presidente declarou no último dia 8 ter R$ 1,14 milhão em patrimônio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação