A Universidade de Brasília (UnB) se junta às manifestações em defesa da democracia e do sistema eleitoral que acontecem em diversos locais do Brasil nesta quinta-feira (11/8). Organizado por professoras e professores da instituição com o apoio de estudantes e servidores, o ato na UnB começou às 10h na Faculdade de Direito.
Com mais de 900 mil assinaturas, a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito foi escrita por professores, alunos, ex-alunos e ativistas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Um telão foi instalado na parte externa da USP, no Pátio das Arcadas, para que o público possa acompanhar a leitura da carta a partir das 11h30. O documento é inspirado na Carta aos Brasileiros criada em 1977, que defendia a volta do Estado Democrático de Direito durante a ditadura civil-militar brasileira, no governo do ex-presidente Ernesto Geisel.
“Na data da criação dos cursos jurídicos no Brasil, 11 de agosto, neste ano do bicentenário da Independência e do aniversário de 34 anos da Constituição de 1988, convidamos a comunidade, pessoas e organizações a reafirmar nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito e nosso apoio à Justiça e ao sistema eleitoral brasileiro — que tem angariado respeito e reconhecimento de sua integridade e lisura, desde a redemocratização trazida pela CF [Constituição Federal] de 1988, seja em âmbito interno ou no contexto internacional. Viva a Democracia e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988!”, diz um trecho da nota de convocação da UnB.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.