O Podemos decidiu, ontem, apoiar Simone Tebet, candidata do MDB à Presidência. O partido se soma à aliança que conta com PSDB e Cidadania, que indicaram a senadora tucana Mara Gabrilli (SP) para vice na chapa. O anúncio da aliança será feito hoje, último dia das convenções partidárias.
A definição pelo apoio ao MDB aconteceu após a legenda avaliar várias alternativas. O Podemos convidou o senador Alvaro Dias (PR) para concorrer ao Palácio do Planalto, mas ele preferiu tentar a reeleição. O partido foi convidado para indicar a vice da candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, e também estudava adotar neutralidade na disputa presidencial, mas preferiu selar a aliança com o MDB.
A saída de Sergio Moro, em abril, então pré-candidato do Podemos à Presidência, foi causada pela escassez de recursos do partido, que tem de eleger, novamente, 11 deputados federais para não ser barrado pela Cláusula de Desempenho — que retira o fundo e propaganda das legendas caso não sejam cumpridas.
Após desfiliações, atualmente o Podemos tem oito cadeiras na Câmara. Segundo a cúpula partidária, a meta é conquistar, ao menos, 25 vagas em outubro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.