Depois que ataques a figuras políticas femininas viralizaram nas redes sociais, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) publicou um vídeo, nesta quinta-feira (4/8), alertando sobre violência política de gênero.
Tábata cita mensagens enviadas à deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), à ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e à vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT-MG).
"Essas são apenas algumas das mensagens que eu recebo diariamente. Rapidamente os ataques vão subindo o tom. Os xingamentos também. E, quando a gente vê, estão ameaçando a nossa vida, a nossa integridade, a vida das nossas famílias", disse a deputada.
Para Tabata, "aqueles que atacam parlamentares mulheres não vão conseguir pará-las”.
Saiba Mais
“O medo sempre foi o principal instrumento para frear as mulheres. O objetivo é nos silenciar. O que Manuela, Duda e Sâmia estão vivenciando e expondo nesse momento, infelizmente, não é exceção. E as denúncias que elas estão fazendo, de forma tão corajosa, é mais um indício de que nós não iremos nos calar. Não vão nos parar”, afirmou.
A maioria de vocês conhece @ManuelaDavila, @samiabomfim ou a @DudaSalabert. Sabe o que elas têm em comum? Estão sendo fortemente atacadas nos últimos dias. Isso se chama violência política de gênero. Não vão nos silenciar. pic.twitter.com/eMNMR0n0W6
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) August 4, 2022
Ataques
Na sexta-feira (29/7), a deputada Sâmia Bomfim registrou boletim de ocorrência depois que recebeu ameaças de estupro e de morte por e-mail.
Na segunda-feira (1º/8), Manuela D'Ávila divulgou um print de um post, no qual ela é xingada, ameaçada de morte e estupro.
No mesmo dia, Duda Salabert, que é transexual revelou ter sido ameaçada de morte por um grupo neonazista.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.