Um grupo de sete centrais sindicais assinaram nesta quinta-feira (28/7) o manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", organizado por entidades da sociedade civil. As centrais sindicais também mobilizaram seus membros para os atos marcados para 11 de agosto em defesa da democracia e contra os ataques que o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz ao sistema eleitoral.
"As Centrais Sindicais CUT [Central Única dos Trabalhadores], Força Sindical, UGT [União Geral dos Trabalhadores], NCST [Nova Central Sindical de Trabalhadores], CSB [Central dos Sindicados Brasileiros], Pública, Intersindical Central da Classe Trabalhadora decidiram, nesta quinta-feira (28), de forma unânime, assinar o manifesto 'Em Defesa da Democracia e da Justiça'", afirmaram as entidades em nota.
Saiba Mais
O manifestou reúne mais de 300 mil assinaturas, incluindo grandes entidades como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amchan), e a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). O site que hospeda a carta e as assinaturas é gerido pela Faculdade de Direito da USP.
Em 11 de agosto será lançada a "Carta aos Brasileiros" durante evento no Laergo de São Francisco, na capital paulista, em frente à Faculdade de Direito da USP. Forma convocadas manifestações em defesa da democracia nessa data, das quais as centrais sindicais participação, bem como outros movimentos e entidades. No dia 2 de agosto, no Senado, as centrais participarão ainda de um ato em defesa do sistema eleitoral, organizado pela Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral.