O PSDB e o Cidadania confirmaram por unanimidade nesta quarta-feira (27/7), em convenção nacional, apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. Os dois partidos, junto com o MDB, compõem o autointitulado centro democrático. Não houve confirmação de quem será o vice na chapa de Tebet. Segundo o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, a decisão será tomada “o mais rápido possível”.
Participaram da reunião 19 representantes dos dois partidos, que formam uma federação juntos. "Estamos fazendo nossa parte de não ficar sentados assistindo ao jogo que parece jogado, quando ainda não foi consultado de forma objetiva o principal, que é o eleitor”, disse Araújo.
Os nomes favoritos ao cargo de vice são o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). A definição precisa ocorrer até o dia 5 de agosto, prazo legal para a confirmação das chapas para as eleições deste ano. O MDB, por sua vez, também realiza sua convenção nacional para oficializar a candidatura de Tebet. Até o fechamento desta matéria, porém, a votação não havia sido concluída.
Antes de realizar sua convenção conjunta, os presidentes nacionais do PSDB e do Cidadania fizeram breve participação da convenção do MDB e declararam seu apoio à candidatura de Tebet.
“Três partidos que caminharam sempre, historicamente, em momentos dos mais importantes da história. Quando o PSDB governou o país, teve no MDB um dos principais aliados e alicerces nessa construção. Antes de passar na nossa convenção, chegamos aqui para dar esse abraço muito especial”, falou Bruno Araújo.
“[Tebet] é uma das mulheres que tem me surpreendido em todo momento. Já a conhecia como grande senadora, tinha ouvido falar, mas a surpresa é cotidiana. A todo momento que temos contato, que você [Tebet] tem contato com a sociedade brasileira, você nos surpreende, dando a dimensão do que significa o ano de 2022 como a emergência da mulher, em todo o mundo”, disse Roberto Freire.