O Progressistas (PP) realizará convenção nacional, nesta quarta-feira (27/7), às 17h, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O evento vai oficializar a coligação com o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro (PL).
PP e PL são base de sustentação do Centrão - grupo político ligado ao fisiologismo - e consequentemente de Bolsonaro, vão tornar oficial a aliança oficial. Antes de Bolsonaro se filiar ao partido de Valdemar Costa Neto, as duas legendas já atuavam como aliadas do presidente no Congresso.
O PP compõe parte considerável da base política do Palácio do Planalto. Com Ciro Nogueira - presidente do PP - como ministro da Casa Civil e Fábio Faria como ministro das Comunicações, além de Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, que chegou a ser cotada como vice-presidente na chapa de Bolsonaro.
Dentro do Congresso, Bolsonaro tem Ricardo Barros (PP-PR) é líder do governo na Câmara e tem o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) como principal aliado, tanto para pautar propostas de interesse do governo — como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Kamikaze —, mas principalmente para barrar pedidos de impeachment e denúncias contra Jair Bolsonaro.