A mais nova pesquisa BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (25/7), traz um recorte sobre as inteções de voto por sexo e por faixa etária. E o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputará a reeleição, está mal avaliado entre o eleitorado feminino. De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem o apoio de 24% das mulheres —ou seja, apenas uma a cada quatro pretende dar um novo mandato presidencial a ele.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera entre o público feminino, com 46% das intenções de voto, quase o dobro de Bolsonaro. Ciro (PDT) aparece com 9%, em terceiro lugar. Depos, André Janones (Avante), 3%; Simone Tebet (MDB), 2%; Felipe D'Ávila (Novo), 1%. Os demais pré-candidatos não ponturam entre as mulheres. Brancos e nulos chegam a 10%, e não sabem não responderam a 4%.
Entre os homens, Lula segue na liderança, com 42% das intenções de voto. Bolsonaro tem 39%, Ciro está com 8%, Simone Tebet tem 2% e Janones, 1%. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) registraram 1%. Os demais pré-candidatos não ponturam entre os homens. Brancos e nulos chegam a 5%, e não sabem não responderam a 1%.
No geral, Lula cresceu três pontos percentuais nas intenções de voto para a Presidência da República desde a última rodada da pesquisa BTG Pactual, produzida pelo Instituto FSB Pesquisa. O petista aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) cai para 31%. Com isso, a diferença entre os dois chega a 13 pontos percentuais.
Na terceira posição aparece o candidato pelo PDT, Ciro Gomes, com 9% das intenções de voto. Na sequência, a ex-senadora Simone Tebet (MDB), com 2%; André Janones (Avante), também com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Os demais nomes não pontuaram.
No segundo turno, o petista também cresceu de 53% para 54%. Enquanto isso, Bolsonaro caiu de 37% para 36%. Lula vence nos três cenários testados, com Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet. Já Bolsonaro perde em todos os três cenários.
O Instituto FSB, autor da pesquisa BTG Pactual, ouviu 2 mil pessoas por telefone entre os dias 22 e 24 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com índice confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05938/2022.