Avante confirma Janones

Lançado como candidato à Presidência, deputado promete lutar contra a desigualdade

O Avante oficializou o deputado federal André Janones como candidato do partido à Presidência da República. A convenção nacional da legenda foi realizada ontem, no Minascentro, centro de convenções de Belo Horizonte.

Popular nas redes sociais, Janones apareceu como surpresa nas pesquisas de intenção de voto no começo deste ano. Segundo a última pesquisa Datafolha, o parlamentar está em quarto lugar, com 2%.

Janones, de 38 anos, afirmou ter "compromisso com o povo". Ele defendeu uma reforma tributária com os mais ricos pagando mais impostos que os mais pobres e falou sobre a redução da desigualdade social, prometendo um programa de assistência social de pelo menos R$ 600 por mês, que pode aumentar de acordo com o tamanho da família.

"Durante a luta pelo auxílio emergencial, eu descobri a falácia do 'ensinar a pescar e não dar o peixe'. Eu descobri que nós temos que, no Brasil, praticar a política do 'e' e não do 'ou'. Não é dar o peixe ou ensinar a pescar, mas dar o peixe e ensinar a pescar", enfatizou.

O candidato destacou que, após anos relutando, o governo federal decidiu aumentar o Auxílio Brasil às vésperas das eleições. "De 15 dias para cá, da noite para o dia, o presidente passou a defender auxílio de R$ 600. Então, populistas e demagogos não éramos nós. (...) Nosso plano é manter um investimento permanente, e não eleitoreiro, com data de validade, como a gente tem hoje no nosso país."

O deputado fez críticas ao modelo de investimento na educação brasileira. Segundo ele, o foco dos recursos públicos não deve ser destinado "só ao ensino superior". "Precisamos de uma educação básica de qualidade", frisou.