ELEIÇÕES 2022

Aras posta vídeo antigo defendendo urnas e sistema eleitoral brasileiro

Procurador-Geral da República ainda não tinha se manifestado sobre ataques do presidente Jair Bolsonaro

Após se manter em silêncio diante dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas, o procurador-geral da República, Augusto Aras, postou, nesta quinta-feira (21/7), um vídeo antigo, em seu canal do YouTube, no qual defende o sistema eleitoral do país.

A gravação é de uma entrevista que o PGR concedeu a veículos estrangeiros. No material, Aras mostra um texto em que diz que "diante dos últimos acontecimentos do país [...] recorda a necessidade de distanciamento, independência e harmonia entre os Poderes".

"As instituições existem para intermediar e conciliar os sagrados interesses do povo, reduzindo a complexidade das relações entre governantes e governados", diz a nota divulgada.

Em seguida, entra um trecho da entrevista no qual Aras ressalta a "lisura" das eleições no país. "Nós não aceitamos a alegação de fraude, porque nós temos visto o sucesso da urna eletrônica, ao longo dos anos, especialmente, no que toca à lisura dos pleitos", afirmou o PGR no vídeo.

O procurador-geral tem sido pressionado pelos partidos de oposição para tomar uma atitude contra os ataques de Bolsonaro. Parlamentares também acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para Bolsonaro ser investigado, entre outras possíveis ilegalidades, crimes contra o Estado Democrático e até mesmo propaganda eleitoral antecipada.

Na última segunda-feira, Jair Bolsonaro reuniu embaixadores em uma cerimônia no Palácio do Planalto e fez diversas acusações, sem provas, sobre a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. O presidente também atacou o Judiciário na cerimônia e acusou os magistrados de tentarem “desestabilizar” o seu governo.

Saiba Mais