PT ratifica Lula mesmo ausente

O PT realiza, hoje, a convenção que ratificará o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, mas não contará com a presença do próprio pré-candidato. O motivo é que ele está em campanha, desde ontem, em Pernambuco, e será representado pelo vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB).

"O voto do partido com Lula e Alckmin foi na consolidação da chapa (em maio passado), em evento aberto, com a militância presente. Agora é outro momento. Lula está fortalecendo os vínculos com o povo brasileiro", disse o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), reconhecendo que o evento é somente uma formalidade.

A ausência de Lula se justifica por conta das arestas a serem aparadas na campanha em Pernambuco. A chapa ao Palácio das Princesas, formada por Danilo Cabral (PSB) e Luciana Santos (PCdoB), não consegue cativar o eleitor e amarga modestos 5% nas pesquisas de intenção de voto. A razão principal é que a própria militância petista está em boa parte fechada com Marília Arraes (Solidariedade).

Isso, aliás, Lula percebeu no ato público do qual participou em Garanhuns, no interior pernambucano, quando uma parte expressiva da plateia gritou o nome de Marília. "Foi uma cena de constrangimento", admitiram políticos presentes no evento.