O presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou popularidade entre o eleitorado feminino no último mês. Segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28/7), o mandatário cresceu seis pontos percentuais em relação ao último levantamento, em junho, e registrou preferência de 27% das mulheres que responderam a pesquisa.
No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua a liderar neste recorte da população, com 46%. As mulheres são 52% do eleitorado brasileiro.
Já Lula cresceu quatro pontos entre homens — acima da margem de erro que é de três pontos nesse segmento. Ele lidera com 48%, enquanto Bolsonaro caiu quatro pontos e marca 32%. Esse eleitorado representa 48% da população.
A pesquisa foi realizada entre quarta (27/7) e quinta-feira (28/7) e entrevistou 2.566 pessoas, acima de 16 anos, em 183 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
Bolsonaro também abriu três pontos de vantagem sobre Lula entre evangélicos, mesmo com o escândalo do envolvimento de pastores no Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do também pastor Milton Ribeiro, que chegou a ser preso em 22 de junho. Ele registra 43% da intenção de votos — em junho eram 40% — e Lula marca 33%, antes tinha 35%. Esse eleitorado representa 25% da amostra.
Entre pessoas que ganham até dois salários mínimos, outro segmento importante, Bolsonaro ganhou três pontos percentuais e marcou 23%. No entanto, o crescimento está dentro da margem de erro para o recorte. Lula continua a liderar entre esta parte da população, com 54% das intenções de votos.
Na amostra geral, Lula se mantém à frente de Bolsonaro com 47%
A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28/7), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém estável à frente da corrida eleitoral para o Palácio do Planalto. No levantamento, o petista aparece com 47%, percentual suficiente para vencer no primeiro turno, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 42% da preferência dos entrevistados.
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou um aumento de um ponto percentual em relação ao último levantamento e aparece em segundo lugar com 29%.
A sondagem é a primeira do Instituto Datafolha a ser feita após a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 1/2022, conhecida como PEC das Bondades, que prevê o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e uma série de benefícios para outros setores de trabalhadores, e a queda no preço dos combustíveis — que se mantém abaixo de R$ 6 desde 11 de julho.
Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 8% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB) com 2%. André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1% dos votos cada. Brancos e nulos somam 6%.
No último levantamento do instituto, Lula estava com 19 pontos percentuais sobre Bolsonaro e chegou a registrar 47% da intenção dos votos, percentual que o ajudaria a vencer as eleições no primeiro turno, já que apresentava uma intenção de voto maior do que a de todos os concorrentes juntos. O mandatário marcou 28% e Ciro Gomes 8%.
Saiba Mais
- Política Datafolha: Lula lidera com 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro
- Holofote Não é verdade que existe documento "secreto" revelando problemas na apuração das eleições
- Política Oposição pede que TCU investigue contrato milionário para disparos de SMS
- Política Governo Bolsonaro pagou auxílio emergencial a 135 mil mortos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.