Um grupo de sete centrais sindicais assinaram nesta quinta-feira (28/7) o manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", organizado por entidades da sociedade civil. As centrais sindicais também mobilizaram seus membros para os atos marcados para 11 de agosto em defesa da democracia e contra os ataques que o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz ao sistema eleitoral.
"As Centrais Sindicais CUT [Central Única dos Trabalhadores], Força Sindical, UGT [União Geral dos Trabalhadores], NCST [Nova Central Sindical de Trabalhadores], CSB [Central dos Sindicados Brasileiros], Pública, Intersindical Central da Classe Trabalhadora decidiram, nesta quinta-feira (28), de forma unânime, assinar o manifesto 'Em Defesa da Democracia e da Justiça'", afirmaram as entidades em nota.
Saiba Mais
O manifestou reúne mais de 300 mil assinaturas, incluindo grandes entidades como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amchan), e a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). O site que hospeda a carta e as assinaturas é gerido pela Faculdade de Direito da USP.
Em 11 de agosto será lançada a "Carta aos Brasileiros" durante evento no Laergo de São Francisco, na capital paulista, em frente à Faculdade de Direito da USP. Forma convocadas manifestações em defesa da democracia nessa data, das quais as centrais sindicais participação, bem como outros movimentos e entidades. No dia 2 de agosto, no Senado, as centrais participarão ainda de um ato em defesa do sistema eleitoral, organizado pela Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.