Eleições

Lula tem mais da metade das intenções de voto entre jovens, diz Datafolha

Pesquisa de opinião entre jovens de 16 a 29 anos mostrou que Bolsonaro tem 20% das intenções de voto, enquanto Lula tem 51%

Thays Martins
postado em 27/07/2022 11:37 / atualizado em 27/07/2022 11:46
 (crédito: Mauro Pimentel/AFP e Nelson Almeida/AFP)
(crédito: Mauro Pimentel/AFP e Nelson Almeida/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mais da metade das intenções de voto para a Presidência da República entre os jovens de 12 capitais, segundo pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (27/7). Enquanto Lula aparece com 51% das intenções de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 20%. O pedetista Ciro Gomes aparece com 12%.

A pesquisa apurou a opinião de jovens entre 16 e 29 anos entre 20 e 21 julho em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE com o número 05688/2022.

Na simulação de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o petista vence com 61% dos votos entre os jovens, contra 27% de Bolsonaro. Os votos que seriam de Ciro Gomes migram majoritariamente para Lula.

Bolsonaro também é o candidato mais rejeitado entre o público. Ao todo, 67% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto 32% não votariam em Lula e 22% em Ciro Gomes. O Datafolha também questionou como os entrevistados se identificam quanto ao posicionamento político: 32% se dizem de esquerda, 30%, de centro, e 33%, de direita. Bolsonaro tem melhor desempenho entre os que se dizem de direita. No recorte, o presidente tem 42% dos votos e Lula 35%. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação