O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta terça-feira (26/7) com a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez. O encontro ocorreu na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. Márquez está em agenda não-oficial no Brasil, e não deve se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Hoje estive com a vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez, conversando sobre América do Sul e o combate à fome e o racismo em nossos países. Desejei boa sorte ao governo dela e de Gustavo Petro", disse Lula pelo Twitter. .
Hoje estive com a vice-presidenta eleita da Colômbia, @FranciaMarquezM, conversando sobre América do Sul e o combate à fome e o racismo em nossos países. Desejei boa sorte ao governo dela e de @petrogustavo. ????????????????
— Lula (@LulaOficial) July 26, 2022
????: @ricardostuckert pic.twitter.com/6k73q4kTYw
Saiba Mais
Conjuntura latino-americana
Gustavo Petro e Francia Márquez foram eleitos em 19 de junho, no segundo turno das eleições colombianas, com 50,44% dos votos. A possa está marcada para a primeira semana de agosto, e eles representam o primeiro governo de esquerda da Colômbia.
O senador colombiano Alexander López, presidente do partido Pólo Democrático Alternativo (PDA), também esteve na reunião com Lula. O petista foi acompanhado da esposa, Janja, do presidente da Fundação Perseu Abramo e coordenador do programa de governo, Aloizio Mercadante, da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Celso Amorim.
Segundo a comunicação da campanha, as conversas giraram em torno da conjuntura da América Latina e no mundo e das eleições colombianas e brasileiras. Márquez também reuniu-se com representantes de movimentos negros do Brasil.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.