O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o apoio à candidatura de André Ceciliano (PT) ao Senado pelo Rio de Janeiro. Em vídeo divulgado por Ceciliano, nesta sexta-feira (22/7), Lula exalta a atuação do deputado estadual e o declara como seu candidato no estado. O reforço ocorre em meio a conflito entre PT e PSB no Rio.
"É importante eleger senador, e nós só temos um. O senador que nós temos no Rio de Janeiro é André Ceciliano, atual presidente da Assembleia Legislativa. Um companheiro que fez um verdadeiro milagre como presidente da Assembleia, unificando a Assembleia, ajudando todos os prefeitos do Rio de Janeiro, ajudando as universidades, e fazendo aquilo que o Estado deveria fazer e não fez", disse o ex-presidente em vídeo postado nas redes sociais de Ceciliano.
Muito obrigado pela confiança, presidente @lulaoficial. As pessoas aqui do Rio, como em todo o Brasil, querem de volta o seu trabalho contra o desemprego, a fome e a injustiça social. Eu nunca saí do seu lado. E juntos, mais uma vez, vamos lutar para trazer de volta a esperança. pic.twitter.com/BQYx0DVyW7
— André Ceciliano (@AndreCeciliano) July 22, 2022
Saiba Mais
No Rio de Janeiro, PT e PSB disputam a vaga pelo Senado. Enquanto os petistas defendem o nome de Ceciliano, os socialistas indicam o deputado federal Alessandro Molon (PSB). Um dos argumentos do PSB é que Molon é o único com chances de derrotar os candidatos governistas à Casa. Segundo pesquisa Ipec divulgada ontem (21/7), o senador Romário (PL) lidera com 30% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos), com 11%, e Molon, com 9%. Ceciliano, por sua vez, ocupa o sexto lugar na pesquisa, com 4%.
Conflito sem resolução à vista
Apesar das tentativas de conciliação, nenhum dos lados cedeu. Por um lado, o PT afirma que a candidatura de Molon quebra o combinado feito no final do ano passado entre as duas legendas. Por outro, Molon defende que nunca concordou em retirar a sua candidatura em prol de Ceciliano.
Na quarta-feira (20/7), a convenção estadual do PSB confirmou o nome de Molon ao Senado. "Não tem volta: vamos até o fim na luta pelo nosso estado no Senado! Temos tudo para derrotar o bolsonarismo no nosso estado SEM concessões ou ambiguidades", disse o deputado. A decisão fez com que o PT carioca adiasse sua convenção estadual, para que a Executiva Nacional do partido possa discutir, na semana que vem, o palanque no Rio.
Oi, pessoal! Excelente notícia: a Convenção Estadual do PSB-RJ aprovou, por unanimidade e em caráter definitivo e irrevogável, a minha indicação para concorrer ao Senado no Rio de Janeiro.
— Alessandro Molon ???????? (@alessandromolon) July 21, 2022
Não tem volta: vamos até o fim na luta pelo nosso estado no Senado!
"Muito obrigado pela confiança, presidente Lula. As pessoas aqui do Rio, como em todo o Brasil, querem de volta o seu trabalho contra o desemprego, a fome e a injustiça social. Eu nunca saí do seu lado. E juntos, mais uma vez, vamos lutar para trazer de volta a esperança", agradeceu Ceciliano ao divulgar o vídeo do ex-presidente.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Julho Turquesa: oftalmologista fala sobre a Síndrome do Olho Seco
- Política Bolsonaro diz que corte extra no Orçamento pode chegar a R$ 8 bilhões
- Economia Economia pretende reduzir IPI de 4 mil produtos na semana que vem
- Esportes Lyon treina em mata, Lacazette é atacado por vespas e vira desfalque
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.