O Twitter está lançando nesta quarta-feira (20/7) uma área especial na plataforma para destacar informações relevantes sobre o processo eleitoral. Em coletiva de imprensa, o líder do time de curadoria para a América Latina da rede social explicou que a ferramenta tem como intuito melhorar a experiência do usuário e o debate público sobre eleições no Brasil.
De acordo com dados da plataforma, faltando pouco menos de três meses para o pleito, as eleições brasileiras já são a segunda mais comentada no Twitter em 2022, perdendo apenas para a Colômbia, que já finalizou o processo eleitoral. Desde o início do ano, foram mais de 44 milhões de tuites no Brasil sobre eleições.
Nesse sentido, a nova ferramenta do Twitter estará disponível na aba Explorar e se chamará Eleições 2022. Nela, estarão destacadas os "moments" mais relevantes, inclusive de entidades, instituições e veículos de imprensa; vídeos ao vivo de eventos eleitorais; Espaços sobre eleições; listas com contas confiáveis, como especialistas e jornalistas; informações de utilidades pública; dados de pesquisas; e notícias específicas de estados.
A curadoria dos conteúdos será feita pelo time de jornalistas do Twitter, que inclui mais de 150 profissionais em todo o mundo, e também pelo algoritmo da plataforma. Para isso, segundo a rede social, será levado em conta a qualidade do conteúdo, se ele é confiável, inédito, relevante, informativo, diverso e do momento.
A equipe de curadores do Twitter também tem como responsabilidade a aplicação da etiqueta de conteúdo enganoso em tuites não confiáveis. Ao clicar na etiqueta, o usuário é direcionado para uma aba de posts de jornalistas, veículos de imprensa e agências de checagem que explicam o porquê de o conteúdo enganar e contextualizam aquela informação.
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