Redes sociais

Twitter lança área sobre eleições para destacar informações relevantes

Debate sobre eleições no Brasil na rede social já é o segundo maior de 2022. Desde o início do ano, foram mais de 44 milhões tuites sobre o assunto

Thays Martins
postado em 20/07/2022 11:44
 (crédito:  Twitter/ reprodução )
(crédito: Twitter/ reprodução )

O Twitter está lançando nesta quarta-feira (20/7) uma área especial na plataforma para destacar informações relevantes sobre o processo eleitoral. Em coletiva de imprensa, o líder do time de curadoria para a América Latina da rede social explicou que a ferramenta tem como intuito melhorar a experiência do usuário e o debate público sobre eleições no Brasil. 

De acordo com dados da plataforma, faltando pouco menos de três meses para o pleito, as eleições brasileiras já são a segunda mais comentada no Twitter em 2022, perdendo apenas para a Colômbia, que já finalizou o processo eleitoral. Desde o início do ano, foram mais de 44 milhões de tuites no Brasil sobre eleições. 

Nesse sentido, a nova ferramenta do Twitter estará disponível na aba Explorar e se chamará Eleições 2022. Nela, estarão destacadas os "moments" mais relevantes, inclusive de entidades, instituições e veículos de imprensa; vídeos ao vivo de eventos eleitorais; Espaços sobre eleições; listas com contas confiáveis, como especialistas e jornalistas; informações de utilidades pública; dados de pesquisas; e notícias específicas de estados. 

A curadoria dos conteúdos será feita pelo time de jornalistas do Twitter, que inclui mais de 150 profissionais em todo o mundo, e também pelo algoritmo da plataforma. Para isso, segundo a rede social, será levado em conta a qualidade do conteúdo, se ele é confiável, inédito, relevante, informativo, diverso e do momento. 

A equipe de curadores do Twitter também tem como responsabilidade a aplicação da etiqueta de conteúdo enganoso em tuites não confiáveis. Ao clicar na etiqueta, o usuário é direcionado para uma aba de posts de jornalistas, veículos de imprensa e agências de checagem que explicam o porquê de o conteúdo enganar e contextualizam aquela informação. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação