O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) parabenizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES) por aceitar a retirada da impositividade das emendas de relator, conhecidas como ‘Orçamento Secreto’, na votação do Orçamento da União de 2023, em entrevista à TV Senado, na tarde desta segunda-feira (11/7).
“Cumprimento e parabenizo (o senador) pela escolha, porque, de fato, se a impositividade pode ser positiva em algum momento, é preciso que haja antes uma assimilação melhor dessas emendas de relator, assim como aconteceu com essas emendas individuais, essas emendas de bancada, e em algum momento se ter o aperfeiçoamento exato dessas emendas para se pensar num futuro em impositividade”, afirmou o presidente.
A decisão de Do Val foi concretizada após um encontro de líderes do Congresso Nacional, juntamente com parlamentares da base governista. “O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Marcos do Val, que havia inserido dentro dos critérios dos recursos orçamentários essa impositividade das emendas de relator, optou, conversando com os líderes, de suprimir essa impositividade ao seu parecer para apreciação do plenário sem esse critério da impositividade”, disse também o presidente do Senado.
Saiba Mais
- Mundo ''Oi, sumido': Estudo explica por que é bom enviar mensagem a um amigo
- Cidades DF Varíola dos macacos: Saúde notifica 6 casos suspeitos e descarta 2
- Esportes Justiça acata ação contra Piquet com pedido de indenização de R$ 10 milhões
- Brasil Após incêndio em prédios perto da 25 de Março, comerciantes lamentam
Há cerca de duas semanas, o senador do Podemos havia realizado manobra para tornar as emendas de relator impositivas, para que garantir a permanência dos recursos para o orçamento do próximo ano. O Congresso deve votar ainda nesta segunda-feira o PLN 5/2022, que altera o projeto original do Orçamento da União de 2023 enviado pelo Executivo Federal.
*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.