Conversas com amigos e familiares são apontadas por eleitores de Jair Bolsonaro (PL) como o meio de informação mais importante para decidir o voto no pleito de outubro deste ano. A constatação foi registrada pela nova pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, encomendada pelo BTG Pactual, publicada nesta segunda-feira (11/7). Entre os apoiadores do presidente, 47% afirmam que essa é a melhor forma de definir voto.
As redes sociais são o segundo segmento em que esta parte dos eleitores buscam e difundem informação para decidir o voto. A pesquisa, que entrevistou 2 mil pessoas por telefone entre sexta-feira (8/7) e domingo (10/7), tem taxa de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09292/2022.
Rádio (36%), lives (35%), sites e portais (32%), televisão (27%) e grupos de WhatsApp (26%) são outros meios de informação definidos como “muito importantes” ou “importantes” para decidir o candidato que ocupará a presidência da República nos próximos quatro anos.
Já para os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a televisão (56%) é o meio de informação mais importante na hora de decidir o voto. Conversas com amigos e familiares aparece em segundo lugar, com 45% de preferência dos entrevistados. Jornais impressos (40%), rádios (40%), sites e portais (37%), redes sociais (35%) e revistas (26%) são outros meios considerados muito importantes para a decisão de um candidato.
O levantamento também mostrou um aumento no recebimento de notícias e conteúdos sobre os presidenciáveis pelo WhatsApp: em março, 53% dos entrevistados pelo Instituto FSB afirmaram que recebiam algum conteúdo; já na pesquisa publicada nesta segunda (11/7), 68% afirmam ter sido expostos a esse tipo de material pelo aplicativo de mensagens instantâneas.
BTG Pactual: Lula e Bolsonaro têm queda; petista ainda é líder
A sexta rodada da pesquisa eleitoral do BTG Pactual também apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente dos opositores na corrida presidencial, com 41% da preferência dos eleitores. No levantamento, publicado nesta segunda-feira (11/7), o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 32% das intenções de voto.
Desde a última pesquisa feita pela FSB, em 27 de junho, Lula perdeu dois pontos percentuais da intenção de votos e Bolsonaro, um ponto. A variação, no entanto, está dentro da margem de erro prevista no levantamento anterior de dois pontos percentuais.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 9% das intenções de voto, seguido por Simone Tebet (MDB) com 4% e André Janones (Avante), com 3%. Pablo Marçal (Pros), Felipe D'Ávila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) registraram 1%, cada um. José Maria Eymael, Sofia Manzano, Luciano Bivar e Leonardo Péricles não pontuaram.
Outros 4% afirmaram que não votariam em nenhum presidenciável, 2% afirmaram que irão anular ou votar em branco e 2% disseram ainda não ter decidido.
Saiba Mais
- Política Bolsonarista que matou petista se diz cristão, conservador e antiviolência
- Política Petista morto em conflito com bolsonarista é velado no Paraná
- Política "Americanos veem Trump em Bolsonaro", diz James N. Green em entrevista
- Política BTG Pactual: Lula e Bolsonaro têm queda; petista ainda é líder
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.