No ato do PT em Diadema (SP), o pré-candidato do PSol a deputado federal Guilherme Boulos lançou as bases do discurso que irá dominar os palanques petistas ao longo dos próximos 85 dias: "Temos que derrotar a turma do orçamento secreto, o Centrão". Daqui para a frente, PT e aliados, que já disseram não apoiar mais dois anos de Arthur Lira no comando da Câmara nem as emendas de relator, a RP9, apelidadas de orçamento secreto, farão campanha para deputado federal com esse discurso lançado por Boulos. É hoje a maior esperança de se acabar essas emendas.
A fala de Boulos foi pré-acertada com os partidos. Há um consenso na esquerda e, também, entre os de centro, no sentido de que, para acabar com as emendas de relator, é preciso, em primeiro lugar, retomar o Parlamento. Se não for possível no voto, será com uma nova CPI do Orçamento. E, contando com o que já foi investigado e publicado pela imprensa, material não falta.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.