Vota lá, dá cá

Correio Braziliense
postado em 09/07/2022 00:01
 (crédito: Maurenilson Freire)
(crédito: Maurenilson Freire)

Em suas bases eleitorais, os deputados aliados ao governo dizem que sentem uma mudança de humor do eleitorado com a redução dos preços dos combustíveis, e quem foi para o estado na quinta-feira já ouviu cobranças pela votação da PEC das Bondades. Por isso, apesar do atropelo dos prazos regimentais, sessões de um minuto e lá vai, a expectativa é de aprovação, descontados apenas os votos do Novo e de alguns integrantes da oposição. Porém, caberá aos aliados do Planalto e ao Centrão colocar os 308 votos.

Arthur Lira tomou para si a missão de atingir o número mínimo para aprovar a proposta, porque já percebeu que serão os partidos que o cercam os maiores beneficiados eleitoralmente pela PEC. Em conversas reservadas, alguns dizem que o Centrão conseguiu entrar na seara do PT, de concessão de benefícios sociais. Falta transferir esses votos para Bolsonaro.

Primavera de tensões

Os bolsonaristas fizeram circular um vídeo convocando manifestação para 31 de julho, mas esse evento acabou deixado de lado. O foco será o 7 de Setembro, a 25 dias das eleições. É aí que o bolsonarismo pretende dar
o seu recado.

Veja bem

Auxiliares do presidente informam que foi a esse fato que Jair Bolsonaro se referiu em sua live desta semana, quando mencionou o Capitólio, dizendo que não quer isso, mas que "era preciso fazer algo antes das eleições". Vem uma manifestação, mas nada
de violência.

Resta um

No rol de vetos derrubados esta semana, faltou o do PLP 18, aquele que fixou um limite de 17% para a cobrança de ICMS dos combustíveis. Ficou para esta segunda-feira o veto que trata da compensação aos estados que perderem receita.

São Paulo teve
para todos

Três dos candidatos que pontuam bem nas pesquisas eleitorais para governador de São Paulo não têm do que reclamar desta semana. O governador-candidato, Rodrigo Garcia (PSDB), levou o União Brasil. Tarcísio de Freitas (Republicanos) ganhou o apoio do PSD de Gilberto Kassab. E, ontem, o ex-governador Márcio França (PSB) anunciou oficialmente que vai apoiar Fernando Haddad (leia mais sobre o apoio de França a Haddad no blog da Denise).

Ela tem a força/ A assessoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) informa que ela jamais disse numa reunião com o presidente da Federação PSDB-Cidadania, Bruno Araújo, que só apoiaria Izalci Lucas (foto), do PSDB, ao GDF se o senador renunciasse ao mandato para que seu marido, o advogado Luís Felipe Belmonte, assumisse a vaga. Ela apenas informou a Araújo que fez uma construção capaz de unir pelo menos sete partidos para a composição com Reguffe (União Brasil) — Novo, Podemos, PSC, PRTB e PTB, além do Cidadania e do União Brasil. E, como há a federação do Cidadania com o PSDB, seriam oito.

Os pingos nos is/ O tema da renúncia de Izalci foi colocado pelo advogado Belmonte, ao relatar a conversa privada que havia tido com o senador, em que o parlamentar lhe informou que sua prioridade era o GDF, e não o Senado. Nesse contexto, Belmonte respondeu a Izalci: "Então, se o Senado não é tão importante, renuncie que eu assumo". Izalci não topou.

Vai longe/ A briga entre PSDB e Cidadania no Distrito Federal não acaba tão cedo. Pelo estatuto, caberia ao Cidadania o comando da federação, mas, sem acordo, Bruno Araújo é que baterá o martelo. Nos bastidores, a avaliação da executiva nacional é de que Izalci ficará com o comando regional.

Cortejo fúnebre/ Equipes do SAMU preparam um cortejo em homenagem a Vitor Procópio Trindade, hoje pela manhã, da funerária até o Campo da Esperança. Vitor, de 27 anos, era médico residente, e estava na ambulância que bateu num caminhão de areia, na BR 070. Ele faleceu na última quarta-feira. O velório será das 9h às 11h na Capela 6 do Campo da Esperança. A coluna deixa aqui suas condolências aos pais José Maria e Redu Trindade e a todos os familiares e amigos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags