Após o pedido de vista da oposição, na manhã desta quarta-feira (6/7), durante a comissão especial que trata da Proposta de Emenda Constitucional 15, a PEC dos Benefícios, a base do governo na Câmara dos Deputados garantiu que o texto será votado na quinta-feira (7/7), tanto na comissão quanto no Plenário da Casa.
Segundo interlocutores do Planalto, a pauta é prioridade máxima do governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estaria disposto até mesmo a derrubar outras pautas do dia para votar a proposta. Por outro lado, integrantes da oposição questionam a forma como o governo quer avançar a PEC, e dizem que não houve espaço para ouvir sugestões de emendas de mais deputados.
Uma das estratégias usadas pela oposição é usar eventuais obstáculos no regimento interno para frear o avanço do governo com a pauta. Segundo um dos líderes da oposição na Câmara, o governo não apresentou estudos de impactos fiscais na PEC. Isso pode abrir precedente para utilização do artigo 114 da emenda constitucional 95. A partir disso, o governo teria de apresentar os impactos fiscais da PEC dos Benefícios em até 20 dias.
Apesar da tentativa de obstruir, ou de pelo menos atrasar o avanço da PEC, a oposição deve votar a favor do texto, devido a situação de crise econômica vivida no Brasil.
Saiba Mais
- Esportes Nadal supera dores, vence Fritz após 4 horas e pega Kyrgios em Wimbledon
- Economia Fome atingiu 828 milhões de pessoas em 2021, mostra relatório da ONU
- Brasil Crescem em todo país os casos de síndrome respiratória aguda grave
- Mundo O menino de 2 anos achado sozinho após pais morrerem no ataque a desfile de 4 de julho nos EUA
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.