Eleições 2022

Lula afirma que, se for eleito, não vai governar pensando em reeleição

Ex-presidente Lula ainda disse que em 2026 terá "gente nova" na disputa para o Planalto

Raphael Pati*
postado em 01/07/2022 12:09 / atualizado em 01/07/2022 12:09
 (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

O pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º/7) que não pensa em se reeleger na disputa presidencial de 2026, caso vença o pleito de outubro deste ano. “Daqui a quatro anos, a gente vai ter gente nova disputando eleições”, destacou ainda.

“Eu não vou ser um presidente da República que está pensando na sua reeleição. Eu vou ser o presidente que vou estar pensando em governar este país por quatro anos e deixá-lo tinindo para que o povo brasileiro recupere definitivamente o bem-estar social, a alegria, o prazer de viver, o prazer de ser baiano, o prazer de ser brasileiro”, disse Lula, em entrevista à rádio Metrópole, da Bahia.

Além disso, o petista comentou que outras pessoas devem concorrer no próximo pleito presidencial e disse que, seja quem for o presidente que tomará posse em 1º de janeiro de 2027, ele vai entregar a faixa presidencial com a confiança de que o “país estará bem”.

“Daqui a quatro anos, a gente vai ter gente nova disputando eleições. Vai ter gente nova sendo candidato a presidente. O que eu quero é deixar o país preparado, o que eu quero é lutar contra a fome, a miséria e a pobreza. O que eu quero é gerar emprego, diminuir a inflação e aumentar o salário.”

Lula foi presidente do país em dois mandatos consecutivos. O primeiro ocorreu de 2002 a 2006 e o segundo, de 2007 a 2010. Na última pesquisa eleitoral, divulgada na quinta-feira (30) e realizada pela Modalmais/Futura Inteligência, o petista aparece em empate técnico (38,9%) com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) (37,6%), que se encontra na segunda colocação.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação