A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre um pedido de investigação a respeito das motociatas do presidente Jair Bolsonaro (PL), nos Estados Unidos, neste último fim de semana. A ordem atende a um pedido do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP).
Na ocasião, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, considerado foragido, participou do evento e tirou fotos com apoiadores do presidente. O ministro Justiça, Anderson Torres, também esteve presente. Agora, a PGR deve avaliar se há elementos suficientes para a abertura de uma investigação sobre o caso.
O deputado Alencar Santana Braga afirma que há crime de responsabilidade por parte de Bolsonaro e Torres. O parlamentar ainda diz que as condutas podem também configurar o crime de prevaricação. “A inércia dessas autoridades contraria a Constituição Federal e o ordenamento jurídico brasileiro, mostrando o descaso com a lei e com as instituições do país”, completou o autor da representação.