Ainda sem declarar publicamente quem será seu companheiro de chapa para a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que tanto a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina quanto o ex-ministro da Defesa general Braga Netto estão "cotadíssimos" para acompanhá-lo nas eleições de outubro.
Em entrevista à jornalista Leda Nagle, ao comentar possível troca de candidato a vice, o presidente frisou que ainda não chancelou o nome do general, apesar de já ter dado indícios em outras ocasiões.
"Eu nem falei que o Braga Netto é meu vice, como é que vou trocar? Vou trocar de esposa se nem casei ainda? O Braga Netto teve uma passagem marcante pelo Rio de Janeiro, na intervenção. Fez um trabalho excepcional comigo aqui, um ministério difícil. É cotadíssimo (para vice)”, afirmou Bolsonaro.
Saiba Mais
"Excelente pessoa"
Sobre Tereza Cristina, o presidente afirma ser um "excelente nome" e com "poder de articulação". "Cotadíssima, excelente pessoa também, excelente pessoa. Querem fazer uma briga aí, homem e mulher. Vão querer falar que eu prefiro não uma mulher, mas um homem. Ou então tumultuar”, comentou.
Os dois deixaram seus cargos como ministros para concorrer a cargos eletivos no pleito de 2022: Tereza, um nome indicado ao senado pelo Mato Grosso do Sul, e Braga Netto, que agora ocupa o cargo de assessor especial da Presidência da República. Ambos estão aptos a ingressarem em uma chapa com o presidente.
“Tereza Cristina é um nome excepcional para o Senado, como é excepcional para ser vice também, pelo seu poder de articulação. Mas não está batido o martelo sobre o nome dela nem sobre o Braga Netto”, reforçou.