O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, na noite desta sexta-feira (10/6), os projetos de redução do preço dos combustíveis que tramitam no Congresso Nacional. Primeiro, o presidente citou o PLP 18/2022, que aguarda votação no Senado. A medida estabelece um teto de 17% para os bens essenciais - no texto são indicados os combustíveis, eletricidade, transporte e comunicações. Além disso, para reduzir o impacto nas contas dos estados, foi protocolada esta semana a PEC dos Combustíveis, de autoria do governo federal.
“Já tem uma PEC apresentada por nós, onde nós vamos propor reduzir também imposto de combustíveis, e a diferença desse imposto que vai ser reduzido dos combustíveis, caso a redução seja em cima do ICMS, nós vamos pagar essa parte para os senhores governadores. Está bastante adiantado isso aí, espero que vá para a frente. Tem tudo para ir pra frente, para diminuirmos o preço de diesel, gasolina e álcool no Brasil”, projetou Bolsonaro.
Saiba Mais
Pandemia
Bolsonaro voltou a criticar as medidas de isolamento social indicadas por autoridades de saúde no início da pandemia de covid-19, devido aos impactos na economia. Ao ler uma matéria datada do início da pandemia, falando sobre lockdown, Bolsonaro dispara: “Dois anos depois, como é que está o mundo? Inflação de alimentos, também potencializada pela guerra da Rússia e da Ucrânia. Mas basicamente quando se obrigou a ficar em casa, sob o lema 'fique em casa, a economia a gente vê depois', estamos vendo as consequências agora, é o que está acontecendo no Brasil e no mundo todo”, argumenta.
O presidente está em Los Angeles, nos Estados Unidos, após participar da Cúpula das Américas. O evento teve início na segunda-feira (6/6) e reuniu chefes de Estado dos países da América do Sul, América Central e América do Norte, para discutir o fortalecimento da democracia.
Segundo informou em sua live, amanhã o chefe do Executivo e sua equipe irão até Orlando, na Flórida, onde ocorrerá uma motociata. "Teremos um evento com cristãos, temos a inauguração de um consulado, e está previsto também um almoço. Logo depois a gente decola retornando ao Brasil", disse.