TJDFT

Carla Zambelli é condenada pelo TJDFT a indenizar deputadas do PSOL

Zambelli associou as deputadas Sâmia Bomfim e Talíria Petrone a genocídio, em fevereiro deste ano. Decisão do TJDFT diz que ela deverá pagar R$ 30 mil para cada.

Aline Gouveia*
postado em 29/06/2022 18:02
A parlamentar bolsonarista publicou uma montagem das deputadas do PSol com chifres e olhos vermelhos nas redes sociais, com a frase
A parlamentar bolsonarista publicou uma montagem das deputadas do PSol com chifres e olhos vermelhos nas redes sociais, com a frase "esquerda genocida" - (crédito: Agência Brasil/Reprodução)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) publicou, na última terça-feira (28/06), a decisão que condena a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a indenizar as deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) por danos morais. Em fevereiro deste ano, a parlamentar bolsonarista publicou uma montagem das deputadas do PSol com chifres e olhos vermelhos nas redes sociais, com a frase "esquerda genocida". O TJDFT estabeleceu a indenização de R$ 30 mil para cada. 

"Ao atribuir às demandantes a prática de genocídio, ou mesmo o assentimento com a prática, o texto veiculado findou por desbordar os limites da liberdade de expressão, avançando, de forma desproporcional, sobre a honra e a imagem das requerentes", diz a decisão.

A juíza Junia de Souza Antunes entendeu que a publicação de Zambelli ultrapassou os limites da liberdade de expressão, por ferir a honra e integradade moral das parlamentares do PSOL. A magistrada classificou a postura da deputada federal como "imoderada e evidentemente ofensiva".

O ataque às parlamentares por parte de Zambelli ocorreu após Sâmia e Talíria comemorarem a descrimilização do aborto na Colômbia. No Twitter, Carla Zambelli se manifestou e disse que irá recorrer à decisão do TJDFT. "Será que a Justiça será isonômica caso acionemos deputados do PSOL por usar o mesmo adjetivo p/ nos atacar sistematicamente?", escreveu. 

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação