Eleições 2022

"É se humilhar demais", diz Lula sobre suposto pedido de Bolsonaro a Biden

Ex-presidente Lula criticou nesta terça (14/6) pedido de ajuda que Bolsonaro teria feito a Joe Biden para derrotar petista nas eleições de 2022

Victor Correia
postado em 14/06/2022 17:10
 (crédito: Divulgação/Ricardo Stuckert)
(crédito: Divulgação/Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (14/6) o pedido de ajuda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria feito ao presidente norte-americano Joe Biden de ajuda contra o petista nas eleições. Segundo o ex-presidente, o pedido seria “se humilhar demais”.

“Ele foi lá, segundo a imprensa americana, pedir para o Biden ajudar ele a não deixar eu ganhar as eleições? Será que isso é verdade? Eu vi ontem na imprensa, eu vi na imprensa americana”, disse Lula em entrevista à rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG). “Eu, por Deus do céu, não acredito que isso seja verdade. Porque isso é se humilhar demais”, completou.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, o pedido foi feito durante reunião privada entre Bolsonaro e Biden na última quinta-feira (9), em Los Angeles, onde o presidente brasileiro participou da Cúpula das Américas. Bolsonaro, porém, nega ter feito o pedido.

Lula ainda criticou a Cúpula das Américas, que classificou como “fracassada” devido ao boicote de países como o México, que deixaram de ir ao encontro após Nicarágua, Venezuela e Cuba não terem sido convidados. “Quando ele [Bolsonaro] fala que a conversa foi extraordinária, que foi fantástica, diga o que conversou, diga qual foi o acordo”, afirmou o ex-presidente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação