Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, assumiu interinamente a Presidência da República nesta quarta-feira (8/6). O parlamentar segue no cargo até sábado (11), enquanto Jair Bolsonaro estará nos Estados Unidos para a Cúpula das Américas.
No lugar de Pacheco, assumirá o 1º vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Os outros nomes na linha sucessória para a chefia do Executivo também estão fora do Brasil. O vice-presidente, Hamilton Mourão, que deveria assumir o comando do cargo, está em visita oficial à Espanha, até o sábado. O próximo da linha sucessória na ausência do chefe do Executivo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acompanhou Bolsonaro no evento internacional.
Em agenda oficial, Pacheco comparecerá, na sexta-feira (10/6), nas festas junina de São João de Campina Grande, na Paraíba, e João Pessoa. Essa é a segunda vez que o presidente do Senado assume a liderança do país seguindo as regras estabelecidas no artigo 80 da Constituição.
Saiba Mais
- Política Demissões em massa devem passar por negociação coletiva, decide STF
- Política CCJ aprova fim da aposentadoria compulsória a juízes envolvidos em corrupção
- Política PL quer proibir pagamento de cachês milionários a artistas com verba pública
- Política STF arquiva queixa-crime de ‘Capitã Cloroquina’ contra senador Omar Aziz
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.