O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu nesta sexta-feira (3/6) com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, ambos visitaram as obras da ponte de integração entre os países. Momentos antes, Bolsonaro e Abdo fizeram um trecho do percurso em cima da carroceria de uma caminhonete, de onde acenaram a apoiadores.
“Presidente, acompanhei o senhor em uma caminhonete e vi o carinho que o povo tem. Vi o carinho espontâneo do seu povo e quero desejar como amigo, como companheiro de trabalho, que conduzimos nossas nações em tempos difíceis, enfrentados desafios climáticos, covid-19. Estou muito orgulhoso, meu querido presidente, desse carinho que senti desse povo que vai seguir te apoiando no futuro”, declarou o presidente paraguaio, emendando que comunga de valores com Bolsonaro.
“Nossos povos, e especificamente estes presidentes, cultivam os valores da família, do trabalho, da dignidade, do respeito à propriedade privada e da construção de modelos produtivos”, disse Abdo.
Política ambiental
Bolsonaro comentou que a construção da ponte integrará os países e acenou à política ambiental brasileira, a qual caracterizou ser um exemplo para o mundo no quesito preservação.
“Tudo o que fazemos aqui consultamos, conversamos e buscamos cordialmente o acordo. Afinal de contas, uma sugestão a mais sempre é muito bem-vinda. Itaipu Binacional é um exemplo para o mundo de geração de energia de fonte renovável. O Brasil é exemplo para o mundo na preservação ambiental. Dois terços do nosso território são preservados, e temos a segunda maior matriz energética proporcional."
Também estiveram no encontro o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o deputado Filipe Barros (PL-PR) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Na semana que vem, o presidente brasileiro participará da Cúpula das Américas, nos Estados Unidos. O tema meio ambiente deverá ser um dos principais assuntos a serem debatidos no evento.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.