O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidado da sabatina realizada pelo do Correio Braziliense nesta terça-feira (31/5), não compareceu ao evento para responder às questões dos jornalistas. Então, a bancada da sabatina comentou a pré-candidatura do ex-presidente do Brasil e os dois mandados dele como chefe do Executivo.
Lula já foi presidente de 2002 a 2011, e agora se mantém em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o último Datafolha, se as eleições fossem hoje, o petista venceria com 48% das intenções de voto, frente a 27% de Jair Bolsonaro, o que faria a disputa presidencial ser decidida no primeiro turno.
Entretanto, Denise Rothenburg, jornalista e colunista do Correio, disse duvidar que a disputa se resolverá no primeiro turno. “Isso de achar que ele está ganhando pode tirar votos”, afirmou. "Embora o cenário seja diferente, não dá pra dizer que vencerá no 1º turno sendo que as eleições ainda não começaram", completa.
Denise citou que os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se mantêm na disputa, mesmo com o cenário polarizado. “Nada indica que os candidatos que estão aí irão desistir em nome disso ou daquilo”, disse.
Para Carlos Alexandre de Souza, editor de política, economia e Brasil do Correio, uma das barreiras para uma vitória no 1º turno é o antipetismo, "que é uma condição que prevalece". "Até porque Lula e o PT ainda devem explicações à sociedade, como os dois grandes escândalos que marcaram a história brasileira", opina.
Sabatina
O Correio recebe os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.
Confira a ordem de participação:
10h - Jair Bolsonaro (PL) — (não compareceu)
11h - Vera Lúcia (PSTU)
12h - Ciro Gomes (PDT)
14h - Felipe D'Ávila (Novo)
15h - Luciano Bivar (União Brasil) — (não compareceu)
16h - Sofia Manzano (PCB)
17h - Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — (não compareceu)
18h - Pablo Marçal (Pros)
19h - Simone Tebet (MDB)
Saiba Mais
- Política Homens são condenados por perturbação em protesto contra Alexandre de Moraes
- Política Caciques ditam o rumo da política brasileira e definirão terceira via
- Política Igualdade de gênero na política brasileira é "vergonhosa", diz Nilda Gondim
- Política Bolsonaro fala em "fatiar a Petrobras" e critica acionistas da estatal
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.